• italo@makingitalia.net

Inteligência artificial: Como é usada no dia a dia

Como a inteligencia artificial e usada no dia a dia

Inteligência artificial: Como é usada no dia a dia

A inteligência artificial ainda lhe parece coisa do futuro? Pois saiba que se for, estamos vivendo o futuro agora, porque ela já é uma realidade em nossas vidas. E isso não é história de filme de ficção científica não.

Essa tecnologia também não pertence somente a países mais desenvolvidos ou gente como os cientistas japoneses, e que dominam em seus robôs. Na verdade ela está até mesmo em itens rotineiros, você sabia?

Neste post separamos para você algumas coisas que já usam a inteligência artificial. Continue lendo e descubra que ela está mais perto de você do que você imaginava!

Buscas do Google

Quem nunca usou o Google pelo menos uma vez em sua vida? E tem gente que usa todo dia e várias vezes, sem saber que está usufruindo da inteligência artificial. Você sabia disso? Esse é o case mais famoso e popularizado dessa tecnologia.

Reconhecimento facial

Essa tecnologia também está sendo aplicada em smartpnones atualmente, para que somente o proprietário consiga usar o aparelho. Mas ela também é usada para identificar criminosos na multidão, e são um recurso das agências antiterrorismo.

Previsão de demanda de produtos

O pessoal de logística agradece a inteligência artificial por ajudar a calcular as demandas, que indicam quanto de determinado produto é quando será preciso enviar para cada lugar. Assim os consumidores nunca ficam sem aquilo que estão procurando.

Carros inteligentes

Carros que ajustam altura, temperatura, posição de espelhos, entre outros mais, usam a inteligência artificial. Eles também avisam quando há alguma falha, se é preciso trocar o óleo, entre outros, e cada vez mais essas máquinas ganham autonomia.

Mercado financeiro

Existe um gigantesco volume de dados sendo analisado nesse mercado, e a velocidade é tão alta que nem sempre as pessoas conseguem acompanhar. E ainda o sistema consegue  fazer previsões para o mercado de ações.

Saúde

Por meio de algoritmos é possível conhecer fatores de risco de doenças, como o diabetes e o câncer de mama, o que possibilita intervir com a prevenção e ainda campanhas educativas.

Segurança de dados na internet

Sempre que estamos conectados corremos algum tipo de risco com vírus e malwares. A inteligência artificial ajuda a identificar esses programas maliciosos e mantêm os usuários protegidos em seu acesso e compras.

Prevenção de fraudes

E essa tecnologia também impede que fraudes sejam executadas em vários campos de negócios, seja online ou não. Ela detecta a potencialidade de fraudes e previne que isso  aconteça.

Personalização do marketing

E é claro que para divulgar os seus produtos as empresas têm o suporte da inteligência artificial também. E isso é visto no remarketing, por exemplo, quando você acessa um site e fica visualizando o anúncio dele em outros.

NLP do call center

O NLP (Natural Language Processing) também é um sistema inteligente que facilita o atendimento ao cliente e a resolução de problemas. Faz isso identificando rotas mais rápidas para que a pessoa obtenha a informação que busca.

Sugestões e recomendações

Também é a inteligência artificial que faz com que um site consiga sugerir para você mais produtos como aquele que você visitou, ou mesmo filmes e vídeos que viu. Assim ele recomenda outros que também possam ser do seu interesse por se relacionarem de alguma forma com as suas preferências.

Viu só como a inteligência artificial está bem mais perto do que você supunha? E nós não percebemos isso porque a tecnologia se tronou tão rotineira que nem sempre paramos para pensar como é que as máquinas e sistemas conseguem fazer tudo o que fazem. Ora, pela inteligência artificial!

italo

Deixe sua mensagem