• italo@makingitalia.net

Como fazer a gestão de um blog

Como fazer a gestão de um blog

Como fazer a gestão de um blog

Atualmente fala-se muito em manter um blog para oferecer conteúdo para o internauta, com o intuito de atrai-lo para perto da sua empresa. Sim, realmente o caminho é esse, porém, não basta criar conteúdo e pronto, tudo está certo.

É importante saber como gerir o seu blog para que ele realmente seja interessante e atrativo, de modo que obtenha destaque e possa cativar as pessoas. E nós vamos mostrar nesse artigo quais são os pontos que você precisa analisar para faze uma boa gestão de blog. Acompanhe!

Satisfação do visitante

Para ter certeza de que seu blog está como o esperado pelo seu público é fundamental saber se ele está satisfeito; e para isso você pode usar o Google Analytics. Ali você vai observar duas coisas: os visitantes novos e recorrentes e as visitas por página.

Se os visitantes estão voltando ao seu blog é porque ele agradou. E se eles acessam várias páginas isso também significa que você está no caminho certo. Se o conteúdo é compartilhado, é mais um motivo de alegria, porque então o visitante gostou tanto que quer contar para todo mundo.

Fluxo orgânico

O ideal é que seu blog receba bastante visitantes que chegaram até ali pela busca orgânica, ou seja, que digitaram algo no Google e encontraram o seu blog. Mas para que isso aconteça é preciso usar palavras-chave em seu conteúdo.

Além de produzir vários artigos, é importante que eles contenham palavras relacionadas com o tema do artigo ou sua empresa, e isso fará com que o Google entenda que seu blog é relevante e ele vai aparecer em altas posições do resultado de busca.

Recursos e ferramentas

O que se espera que um blog faça é que traga bons resultados para o seu negócio, certo? Mas para isso é preciso que o visitante encontre também recursos e ferramentas para se engajar melhor com sua marca, e não apenas artigos e mais artigos.

Configure também um chat, pop-ups úteis, faça pesquisas, ofereça e-books, mantenha uma newsletter, configure botões de compartilhamento em redes sociais, deixe bem visível o campo de contatos, entre outros. Assim o visitante terá possiblidades de conversões.

Funcionalidade e otimização

Outro fator importante para a gestão de blog é preocupar-se com a tecnologia mobile, mantendo um layout responsivo. E além disso, também observe o tempo de carregamento das páginas, a navegabilidade, o design e outros pontos que oferecem uma boa ou má experiência para o visitante.

Temas úteis e relevantes

O seu blog precisa estar recheado de conteúdo, mas que seja útil e relevante para o seu público. Por isso, observe os dados de acesso do seu blog pelo Google Analytics para saber quais são os temas mais visitados, mais acessados e mais procurados pelas pessoas.

Assim saberá qual é a preferência delas, o que estão buscando em seu blog, e poderá investir mais da sua energia e suas estratégias nisso que elas gostam mais.

Observar o comportamento do seu público e criar um blog bem estruturado são os dois pilares para que você tenha acesso. Assim terá um espaço agradável para o visitante, onde ele encontrará aquilo que busca, e isso gera conversões de vendas e fideliza o público.

 

italo

Deixe sua mensagem