• italo@makingitalia.net

Qual a origem do marketing digital?

a origem do marketing digital

Qual a origem do marketing digital?

Atualmente o termo marketing digital está presente em nosso dia a dia, e mesmo quem não trabalha na área já sabe para quê ele serve. Mas você sabe como tudo começou, como o marketing digital se originou?

No artigo de hoje vamos contar para você como foi que surgiu essa estratégia que veio mudar completamente a forma como as empresas conquistam os seus clientes. Continue lendo e descubra o que deu origem ao que hoje é um dos mercados mais atuais.

Como tudo começou para o marketing digital

Assim que internet foi criada também surgiu o marketing digital, e isso aconteceu em 1960. Porém o grande boom da tecnologia digital aconteceu somente na década de 1990, quando as pessoas começaram a ter acesso à internet, tanto em seu trabalho como também em casa.

A partir daí, o número de usuários da internet começou a crescer, a tecnologia foi se inovando e cada vez mais a rede estava popularizada. E com isso, as empresas começaram a ter um espaço diferente para encontrar o seu público.

Agora o mundo estava se tornando digital, e com isso também o comércio passou a ser eletrônico. Primeiro vieram os leilões, as compras e o marketing praticado era o direto. Depois, as redes sociais começaram a conectar as pessoas de um modo mais prático, e elas com as empresas também.

Quem não se lembra do Orkut?

Essa foi a primeira rede social utilizada como ferramenta de marketing digital. Hoje, outras plataformas mais modernas e com mais recursos a substituíram, e são elas o Facebook, o Twitter e o Instagram, que têm um forte peso para divulgação de campanhas de marketing digital.

Além dos sites das empresas também vieram os blogs, e eles deram um salto no marketing digital, porque na década de 1990 também nasceram grandes portais como Yahoo, MSN e ainda a gigante Google, com as buscas pela internet.

Junto com ela surgiu o SEO

Que hoje é uma das grandes ferramentas do marketing digital e possibilita ganhar a atenção do público-alvo. Com ele o marketing digital tem sua grande característica reforçada, que é fazer com que o cliente encontre a empresa e venha até ela, e não a empresa vá até o cliente.

Com os blogs, a otimização SEO e as varreduras dos motores de busca e a procura de conteúdos relevantes, então marketing digital se completou. Porque agora trata-se de criar estratégias que mostrem o quanto a sua empresa é mais relevante do que a concorrência.

Transmitindo conteúdo útil, mostrando o valor e as vantagens de seus produtos e serviços, as empresas agora cativam o cliente de outra forma, elas usam essa estratégia do marketing digital para mostrarem sua expertise.

E a forma de fazer marketing

Se tornou mais receptiva e natural. As pessoas encontram aquilo que buscam nas empresas que estão na internet. E isso se caracteriza como uma forma menos invasiva de divulgar um negócio.

E o marketing digital

Continua mudando, porque novas tecnologias vêm surgindo, e é preciso adaptar-se a elas. Hoje o formato mobile é mais um daqueles que o marketing digital precisa atender. E assim, ele vem se aprimorando ao longo do tempo, com suas raízes lá em 1960, agora atualizado e mudando as relações entre empresa e consumidor, tornando tudo muito mais humano e próximo às pessoas.

 

italo

Deixe sua mensagem